CLICK NA IMAGEM E SAIBA MAIS

Salão Beleza e Vida

Salão Beleza e Vida

quarta-feira, 13 de maio de 2020

No combate ao mosquito da dengue carros fumacês permanecerão por 30 dias em Jequié


Foto: Secom/PMJ

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia destinou duas caminhonetes equipadas com o pulverizador do inseticida Malathion  (carros fumacê) para atuarem em Jequié pelos próximos 30 dias no combate ao mosquito aedes aegypti, diante da alta incidência de casos positivos para dengue, zica e chikungunya. Segundo a Vigilância Epidemiológica do Município, a pulverização de inseticida foi iniciada na terça-feira (12) percorrendo os bairros Jequiezinho, Centro, Joaquim Romão, Boa Vista, Brasil Novo, Campo do América e o Km 3. A recomendação da Secretaria de Saúde é de que, durante a passagem do carro fumacê, os moradores abram as portas, janelas e box de banheiro, para que as gotículas do inseticida possam chegar ao interior da residência, onde normalmente o Aedes Aegypti se abriga. Havendo animal de estimação na casa, é importante que seja retirado no momento da pulverização ou o mantenha longe do veículo fumacê, enquanto estiver sendo realizando o trabalho.

O carro fumacê pulveriza inseticida para matar e inibir a proliferação do mosquito, que é influenciada diretamente pelas condições meteorológicas. Apesar de grande parcela da população achar que ação do fumacê é eficaz para matar todos os mosquitos, na verdade ele elimina apenas os que tiverem contato com a fumaça, não matando ovos e larvas e ainda, de acordo com especialistas,  pode ser prejudicial à saúde humana e ao ecossistema.  Fatores como chuva (quantidade de dias e volume), umidade e temperatura ditam o aumento ou diminuição da população desses insetos na diversas regiões do país.

Fonte: Jequié Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário