O governo federal criou um novo auxílio para quem recebe ou já recebeu o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Chamado de auxílio-inclusão, o programa concede metade do salário mínimo (R$ 606) por mês ao beneficiário.
O pagamento é feito quando o cidadão consegue um emprego com carteira assinada. Além dos atuais atendidos pelo BPC, aqueles que receberam o benefício nos últimos cinco anos também podem solicitar transferências.
Regras
Para ter acesso, você deve atender aos seguintes requisitos:
Estar com o cadastro atualizado no CadÚnico (Cadastro Único);
Não ser negativo nos órgãos de proteção ao crédito;
Receberam o BPC nos últimos cinco anos ou tiveram o benefício suspenso por esse período;
Integrar uma família com renda mensal de até dois salários mínimos por pessoa;
Estar inscrito no Regime Geral de Previdência Social ou vinculado à pensão municipal/estadual e ter atividade remunerada;
Comprovar a incapacidade por meio de laudo (para PCD).
Vale ressaltar que o BPC atende pessoas com deficiência e idosos com 60 anos ou mais.
Solicite o auxílio inclusão
A solicitação de benefício pode ser feita através do site ou aplicativo meu INSS, ou pelo telefone 135. Aqui está o passo a passo para fazer o check-in via aplicativo:
Acesse o aplicativo Meu INSS e faça login;
Clique na opção "Nova Ordem";
Digite o nome do benefício desejado (ajuda-inclusão);
Selecione a opção correta na lista;
Leia as informações com atenção e toque em "seguir em frente".
Uma vez que o processo esteja concluído, você pode acompanhar o pedido pelo próprio aplicativo, na seção "Pedidos de consulta". O prazo para receber a resposta do INS é de até 30 dias úteis
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