
O clima frio do inverno e as aglomerações dos festejos juninos podem aumentar a incidência de doenças respiratórias como gripe e Covid-19. Atualmente a Bahia tem 2.615 casos ativos de Covid-19, com taxa de crescimento de 0,16% nos últimos 5 dias. O número de pessoas vacinadas com a terceira dose do imunizante contra a Covid também está abaixo de 80%, número considerado seguro pelas autoridades de saúde. A imunologista Vanessa Teixeira reforça a importância da vacinação e dá dicas de como curtir o São João com segurança.
A chegada do mês de junho é motivo de comemoração para os baianos. Mas a baixa nas temperaturas, característica do mês, é um fator para o aumento de casos de doenças respiratórias como gripe e Covid-19. As aglomerações também podem ser motivo de preocupação para as autoridades sanitárias do estado. Atualmente a Bahia tem 7% dos leitos de enfermaria adulto reservados à covid ocupados, com 13 pacientes e 33% na enfermaria pediátrica, com 15 pacientes. Nas UTIs reservadas a Covid dos adultos, a taxa de ocupação é de 175 com 32 pacientes e nas UTIs pediátricas a taxa de ocupação é de 74%, com 17 pacientes.
A imunologista Vanessa Teixeira alerta para a maior incidência de casos de doenças respiratórias nesta época do ano. “Estamos vivenciando neste período de inverno um aumento importante de casos de doenças respiratórias virais, como é o caso da gripe e do Covid. Nas últimas semanas o aumento da incidência de covid tem sido alertado pelas autoridades, no entanto, podemos notar que as ocorrências são de casos leves, sem impacto ainda no que se refere a internações e óbitos, graças a cobertura vacinal elevada no nosso país, o que vem mudando a realidade desta doença. No entanto, as emergências estão sobrecarregadas por quadros gripais, principalmente de crianças.” declara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário