O governador da Bahia, Rui Costa, autorizou a realização de novos concursos para as quatro universidades do Estado. Ao todo, serão abertas 286 vagas para professores auxiliares e assistentes, com regimes de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
Serão 161 vagas para professor auxiliar e 125 para assistente. A oferta será distribuída entre as seguintes instituições de ensino:
- Universidade do Estado da Bahia (Uneb): 134 vagas para professor auxiliar;
- Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs): 2 vagas para professor auxiliar e 12 para assistentes;
- Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb): 21 vagas para professores auxiliares e 68 vagas para assistentes;
- Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc): 4 vagas para professores auxiliares e 45 para assistentes.
O aval para os concursos foi publicado no Diário Oficial do Estado de sexta-feira, 15 de abril.
“Assinei autorização para a realização de concurso público para professores para as quatro universidades estaduais da Bahia. São 286 vagas. Vai contribuir com o crescimento das instituições e reforça as bases da educação de qualidade com ensino, pesquisa e extensão”, disse o governador.
O próximo passo será a elaboração dos editais e dos cronogramas das seleções para cada universidade.

Também estão sendo preparadas convocações para 47 aprovados em concurso realizado em 2018, ampliando o quadro de professores da Uesc e Uefs. Deste total, são 15 auxiliares e 32 assistentes.
Concurso Educação BA também é anunciado com 2 mil vagas
O governo da Bahia também autorizou a realização de concurso com 2.113 vagas para a Secretaria de Estado de Educação. Desse total, 1.806 serão para professores de Ensino Médio e 307 para coordenadores pedagógicos.
Os aprovados irão atuar em unidades escolares da Educação Básica e em Núcleos Territoriais da Educação (NTEs).
De acordo com o governador Rui Costa, a seleção será para suprir a carência de professores nos municípios baianos com menos de 65 mil habitantes.
Ele explicou que tais cidades têm menos interessados quando um concurso maior é realizado. Por esse motivo, tais localidades apresentam uma grande rotatividade de profissionais.
A estimativa é que sejam contratados professores dos principais componentes curriculares do Ensino Médio, como História, Inglês, Matemática, Português, Química e Sociologia, que irão atuar com uma carga horária de 40 horas semanais.
Também será priorizado o provimento de professores para os componentes de Português e Matemática mesmo nos municípios de maior número populacional.
Já os coordenadores pedagógicos irão suprir a demanda de escolas com mais de 1.000 estudantes matriculados em que haja oferta de Ensino Médio e/ou Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e das unidades onde não haja coordenador lotado. A carga será de 40 horas por semana.
Das vagas para coordenador pedagógico, 27 são especificamente para atuação em Núcleos Territoriais de Educação (NTE).
“O concurso é mais um avanço promovido pelo Governo da Bahia na educação. Hoje, além de garantir diversos programas sociais a estudantes, a Bahia vive uma revolução em infraestrutura, com a execução do maior programa de construção de novas escolas e complexos esportivos da história”, informou o governador.
Segundo Rui Costa, o edital será publicado em breve no Diário Oficial do Estado com mais informações e o detalhamento das vagas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário