O Brasil registrou uma taxa de transmissão do novo coronavírus acima de 1 nesta segunda-feira (2). É o que aponta um monitoramento feito pelo Imperial College de Londres, no Reino Unido. Essa marca não era ultrapassada há cinco semanas.
De acordo com a coluna Bem Estar, do G1, o índice está em 1,01. A conta é feita com base na comparação da média das estimativas de mortes das últimas duas semanas. A margem de erro aponta que a taxa pode ir de 0,92 até 1,09.
"A notificação de mortes e casos no Brasil está mudando; os resultados devem ser interpretados com cautela", afirmam os cientistas.
Quando o índice, conhecido como Rt (ritmo de contágio) está acima de 1, significa que uma pessoa infectada com a doença a transmite para mais de uma pessoa. Dessa forma, há aumento no número de contaminados.
Ainda segundo o G1, a baixa taxa de Rt entre agosto e setembro pode também ter sido fruto de uma queda no número de testes no país. Isso indica uma dificuldade maior para encontrar casos de Covid-19.
Até o momento, o Brasil possui mais de 160 mil mortes pelo novo coronavírus, sendo o segundo país no ranking, atrás apenas dos Estados Unidos. Já são 5,5 milhões de casos em território nacional.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário