Os eleitores começaram a votar às 8 horas (horário de Brasília) deste domingo (2) no Brasil, no entanto, em outros países a votação já foi encerrada devido à diferença de fuso horário. Segundo Supremo Tribunal Federal (TSE), até às 12h, 59 nações finalizaram as seções eleitorais.
Neste ano, mais de 697 mil eleitores estão aptos a votar fora do País. Eles podem votar somente para presidente da República. O número de eleitores no exterior representa um aumento de 39,21% em relação a 2018, quando ocorreram as últimas Eleições Gerais. A votação ocorre em 181 cidades estrangeiras.
LISTA DOS PAÍSES QUE FINALIZARAM A VOTAÇÃO ATÉ 12H:
- África do Sul
- Alemanha
- Arábia Saudita
- Austrália
- Barein
- Bélgica
- Bulgária
- Catar
- China
- Hong Kong (Província da China)
- Chipre
- Coreia do Sul
- Dinamarca
- Egito
- Emirados Árabes Unidos
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estônia
- Filipinas
- Finlândia
- França
- Grécia
- Holanda
- Hungria
- India
- Indonésia
- Irã
- Israel
- Itália
- Japão
- Jordânia
- Kuwait
- Líbano
- Luxemburgo
- Malásia
- Moçambique
- Namíbia
- Nepal
- Noruega
- Nova Zelândia
- Omã
- Palestina
- Polônia
- Quênia
- República Tcheca
- Romênia
- Rússia (Federação Rússia)
- Singapura
- Suécia
- Suíça
- Tailândia
- Taiwan
- Tanzânia
- Timor Leste
- Turquia
- Vietnã
- Zâmbia
Na Ásia e na Oceânia, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi escolhido em pelo menos quatro países, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, foi o preferido no mínimo em uma dessas localidades, segundo informações extraoficiais.
Nas cidades chinesas de Pequim e Xangai, o petista levou vantagem na disputa pelo Palácio do Planalto. Já em Tóquio, capital japonesa, a maioria dos votos são favoráveis a continuidade do atual Chefe de Estado, conforme informações do portal MoneyTimes.
Na Oceania, o Lula também foi o mais votado na cidade de Wellington, Nova Zelândia, e na capital australiana Canberra. No Sudeste asiático, o ex-presidente foi o preferido dos brasileiros que residem em Singapura.
Os dados divulgados até o momento são extraoficiais, já que o resultado oficial só será totalizado na apuração dos votos, que começa a após às 17h (horário de Brasília), conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na ocasião, protocolos de segurança do sistema da Corte poderão confirmar as informações.
DIFERENÇAS DE FUSO HORÁRIO
Nesses países a votação aconteceu no mesmo horário previsto para o Brasil, das 8h às 17h deste domingo, mas seguindo o fuso de cada local. Devido à diferença, que pode chegar a até 12h a mais — ou seja, enquanto são 8h aqui, no Japão já são 20h —, é possível ter acesso aos resultados em cada seção eleitoral a partir dos boletins emitidos pelas urnas.
Esses resultados são fixados nos respectivos consulados e embaixadas para consulta pública, assim como acontece nos colégios eleitorais brasileiros.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário