O cacau da Bahia se reinventa com foco no produto de origem e cultivo sustentável.

Uma boa imagem impressiona. Após a 'vassoura-de-bruxa' - praga que dizimou lavouras e arruinou a região, o cacau da Bahia se reinventa com foco no produto de origem e cultivo sustentável.
Na Bahia, o novo cenário começou a ser desenhado no início dos anos 2000, quando foram introduzidas na região mudas clonadas de variedades mais resistentes à vassoura-de-bruxa.
Para Roniere Pinto, Técnico Agrícola, "técnicas, força, determinação, trabalho em equipe e fé", melhorou a produtividade e agregou valou ao produto.
No Brasil, programas de desenvolvimento de variedades melhoradas do cacaueiro (Theobroma cacao L.) têm disponibilizado materiais genéticos com resistência ao patógeno M. perniciosa, permitindo o cultivo dessa espécie em condições satisfatórias
Para o Técnico Agrícola, com a introdução de tecnologias modernas e práticas de manejo inovadoras, aliadas à verticalização da cadeia produtiva, grandes, médios e pequenos produtores e agricultores familiares estão produzindo Theobroma cacao L de qualidade.

Theobroma cacao L em Piraí do Norte e Nova Ibiá - Foto: Roniere Pinto
Fonte: Sul Bahia 1
Nenhum comentário:
Postar um comentário