CLICK NA IMAGEM E SAIBA MAIS

Salão Beleza e Vida

Salão Beleza e Vida

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Após questionar necessidade do isolamento, Mara Maravilha é internada com Covid-19

 


Foto: Reprodução / SBT

Após viralizar nas redes sociais ao questionar a necessidade do isolamento social na quarentena, a cantora e apresentadora Mara Maravilha testou positivo para o novo coronavírus na última sexta-feira (25). De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, a baiana está internada em um hospital em Barueri, São Paulo. Não há detalhes sobre seu estado de saúde.

Para quem não lembra, em abril deste ano, durante o Fofocalizando - que ainda tinha essse nome-, pelo fim da quarentena nas praias, alegando que, nesses locais, não haveria risco de contaminação pelo novo coronavírus. “Quem gostaria de ter o direito de pisar na areia? De dar um tchibum? De ver o sol? Mergulhar? Quem que já está com essa vontade?”, disse.

E continuou: “Da praia eu estou sentindo falta. Eu vou na Baixada [Santista], no São Vicente, no Guarujá. Ah, por favor, gente, vamos liberar. O coronavírus vai pegar na praia? Na praia?”, questionou. Relembre:

Fonte: Bahia Notícias


Após desrespeito de protocolo, praias de Salvador serão interditadas por uma semana

 

Praia interditada com tapume em Salvador Foto: Reproduçao / G1

A prefeitura de Salvador anunciou nesta segunda-feira (28) que irá interditar novamente algumas praias na capital baiana, pelo prazo inicial de uma semana, após o descumprimento do protocolo de reabertura. As medidas, tomadas para evitar uma segunda onda da Covid-19, estabelecem restrições para o acesso às praias no fim de semana e proíbe o uso de coolers, comércio e aglomerações (lembre aqui). 

Após o desrespeito ao protocolo registrado em praias como as de Piatã, Cantagalo, Itapuã e Amaralina, o prefeito ACM Neto declarou que irá determinar a interdição nos próximos dias. "Não vou baixar decreto e ficar fingindo que estou cumprindo", falou em coletiva. A gestão não anunciou quais praias serão fechadas, mas disse que a decisão será publicizada ainda nesta segunda. 
 
"Não vou fazer o que não dá pra fazer. Não dá para se ter a Guarda Municipal de manhã, de tarde e de noite em 64 km de praias. O erro e a irresponsabilidade de alguns traz penalidade para todos, para o coletivo. Como a gente não vai ficar ameaçando banhista. Cada um precisa exercer sua consciência", declarou. 

O prefeito disse ainda que, se for necessário, vai ampliar o prazo de interdição. “Será interdição física, nos moldes de como fizemos no início da pandemia”.


Bolsonaro deverá indicar pelo menos 13 ministros para tribunais superiores até 2022

 



O presidente Jair Bolsonaro deverá fazer pelo menos 13 nomeações até o final do mandato, em dezembro de 2022. Os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, por exemplo, fizeram 32 nomeações cada ao longo de dois mandatos. Já Fernando Henrique Cardoso, em dois mandatos, indicou 12 nomes às cortes superiores. 

Michel Temer, em mais de dois anos na presidência, fez cinco nomeações. Já José Sarney e Fernando Collor de Mello fizeram somente uma indicação cada — respectivamente, dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello e Marco Aurélio.  Os dois ministros que se aposentarão durante o mandato de Bolsonaro. 

Bolsonaro deverá indicar dois ministros ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) em decorrência das aposentadorias de Napoleão Nunes Maia Filho, em dezembro deste ano, e de Félix Fischer, prevista para agosto de 2022. Ao final do mandato, Bolsonaro também terá indicado ao menos três ministros ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), três ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) e mais três ao Superior Tribunal Militar (STM). 

Bolsonaro já indicou Carlos Velloso Filho para o TSE, Evando Valadão Lopes para o TST e Leonardo Puntel, Celso Luiz Nazareth e Carlos Augusto Amaral Oliveira para o STM. Todos os nomes foram aprovados pelo Senado. Bolsonaro também deverá fazer pelo menos cinco indicações aos Tribunais Regionais Federais (TRF’s) em 2021, além da possibilidade de indicar nomes com criação do TRF-6 em Minas Gerais. 

Caixa Econômica Federal paga mais uma parcela do auxílio emergencial hoje (28).

 



A Caixa Econômica Federal (CEF) paga nesta segunda-feira (28) mais uma parcela do Auxílio Emergencial a 9,4 milhões de trabalhadores.

Neste grupo, estão 1,6 milhão de trabalhadores que fazem parte do Bolsa Família, cujo número do NIS é terminado em 8. Também fazem parte 7,8 milhões de trabalhadores que estão no Cadastro Único e aqueles inscritos por meio de aplicativo, site ou pelos Correios, aniversariantes em outubro e novembro.

Para o público do Bolsa Família, a parcela paga já é a primeira referente ao Auxílio Emergencial Residual, de R$ 300. Os pagamentos para esse grupo são feitos da mesma forma que o Bolsa.

Para os demais, seguem os pagamentos de R$ 600, e a ajuda será creditada em conta poupança social digital da Caixa, que poderá ser usada inicialmente para pagamento de contas e compras por meio do cartão virtual. Saques e transferências para quem receber o crédito nesta segunda serão liberados em datas diferentes: a partir de 20 de outubro para os aniversariantes em outubro, e de 22 de outubro para os aniversariantes em novembro. Foto reprodução.

Mais um policial militar morre com sintomas de Covid – 19 na Bahia

 



Mais um policial morreu no sul da Bahia com sintomas do novo coronavírus. A vítima desta vez foi o sargento da reserva da Polícia Militar da Bahia Renildo Gonçalves de Oliveira, de 50 anos, que estava internado no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. Ele faleceu ontem (27).

Morador de Itajuípe, Renildo Gonçalves foi integrante da Companhia Independente da Polícia Rodoviária em Itabuna. A unidade divulgou nota lamentando o falecimento do sargento da reserva e solidarizando com os seus familiares.

O comando geral da Polícia Militar da Bahia também emitiu nota confirmando a morte do PM, que deixa esposa e três filhos. O sepultamento ocorreu neste domingo no cemitério municipal de Itajuípe. Ele integrou os quadros da PM por mais de duas décadas.

O município do sul da Bahia tem 21 mortes em decorrência do novo coronavírus e dois óbitos em investigação. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Itajuípe tem 875 casos confirmados de Covid-19. Informações e Foto: Blog Pimenta

JAGUAQUARA: Bahia registra 850 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

 


Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 850 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 1.074 curados (+0,4%). Dos 306.036 casos confirmados desde o início da pandemia, 292.436 já são considerados curados e 7.001 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 606.371 casos descartados e 73.269 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (27).


São Miguel das Matas no Vale do Jiquiriçá registra novo tremor de terra

 




As estações sismográficas registraram um novo tremor de terra de magnitude preliminar em São Miguel das Matas, Vale do Jiquiriçá, por volta das 5h30, deste domingo (27). De acordo com o Correio, diferente dos que ocorreram em agosto e setembr, o de agora teve registro de 1.0 MLv, ou seja, baixa intensidade.

São Miguel das Matas decretou estado de emergência em 31 de agosto – com validade de 180 dias -, dois dias após a ocorrência do 1º terremoto na região.

O mais forte na localidade chegou a magnitude 4.6, ocorrido no dia 30 de agosto. Segundo o superintendente da Sudec, Paulo Sérgio Luz, um relatório do município apontou que 10 casas terão que ser demolidas e outras 129 ficaram com fissuras e rachaduras, sendo assim, precisarão de reformas. Informações Bahia Notícias


domingo, 27 de setembro de 2020

Joelma diz que teve pulmão, visão e mente afetadas pela Covid-19

 


Foto: Reprodução / TV Globo

Joelma, 46, contou que segue com sequelas geradas pela Covid-19, doença causada pelo coronavírus. A cantora revelou em agosto que tinha sido diagnosticada com a doença.

"Foi muito sério, senti praticamente tudo", afirmou durante entrevista ao Altas Horas (Globo). "Afetou minha visão, minha mente e meu pulmão. Tive muita dificuldade de lembrar de coisas simples. Agora, estou tratando das sequelas do pulmão: fazendo exercícios para ele funcionar."

Ela avaliou que ainda falta um pouco para se sentir completamente recuperada. "Já estou bem melhor", contou. "No começo, eu não conseguia cantar porque ficava muito cansada. Agora, já consigo. Não estou 100%, mas estou 90%. Eu chego lá."

Sem fazer shows há mais de seis meses, ela diz que sente falta do contato com o público. "Tenho uma rotina depois de cada show: distribuo 50 pulseiras para o fã clube para atender no hotel", relatou. "Ali a gente bate papo, tira foto... É o nosso momento."

A cantora também lembrou dos tempos em que morava em Almeirim, que fica a 36 horas de barco de Belém (PA), onde nasceu e cresceu. A mãe e os irmãos dela ainda moram na cidade.

"Foi maravilhoso, eu dizia que nunca ia sair daquele lugar", afirmou. "Porque o Amazonas era minha piscina particular. Tinha toda liberdade do mundo, amava essa liberdade. Me sentia um passarinho fora da gaiola."


Hamilton é punido no GP da Rússia e Bottas conquista segundo título da temporada

 

Foto: Reprodução/Twitter @F1

O finlandês Valtteri Bottas foi o vencedor do GP da Rússia de Fórmula 1 neste domingo (27). Na corrida, a segunda posição ficou com Max Verstappen, da RBR, e Lewis Hamilton, compnaheiro de Bottas na Mercedes e líder da temporada que buscava empatar recorde de títulos com Schumacher, ficou na terceira posição.

Mesmo tendo conquistado a pole no último sábado (26), uma largada irregular durante o treino fez o inglês ser punido com dez segundos a mais durante troca de pneus e acabou perdendo posições. Ainda assim, Hamilton continua sendo o primeiro na tabela da temporada, com 205 pontos e seis vitórias. Já o companheiro de equipe, segundo colocado do ranking, conquistou com GP da Rússia a segunda vitória do ano e soma 161 pontos.
 
“Senti que o ritmo era incrível e que eu podia controlar tudo”, declarou Bottas ao fim da corrida. "Nunca desista. É um bom dia. É bom conseguir outra vitória, pois já faz um tempo e agora preciso manter o ritmo", completou o piloto. 

 A próxima corrida da Fórmula 1 será o GP de Eifel, em Nurburgring, na Alemanha, que será onde o piloto destaque da Mercedes vai tentar igualar o recorde de 91 vitórias na categoria com Michael Schumacher. A corrida acontece no dia 11 de outubro.



JEQUIÉ: PRF e INEMA deflagram Operação Castanheira em fazendas na região

 


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em ação conjunta com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) desencadearam mais uma etapa da operação Castanheira que teve como objetivo o combate ao tráfico de animais silvestres, coibindo a criação ilegal desses animais com ações pontuais em fazendas situadas às margens da BR 330, na zona rural de Jequié. Durante as atividades os policiais visualizaram uma certa quantidade de aves em cativeiro, o que motivou a inspeção e vistoria dos imóveis. Ao todo foram resgatados 04 canários da terra e 01 papa-capim. Nas incursões, além dos pássaros foram apreendidos apetrechos utilizados na captura dos animais como arapucas e armadilhas. Um homem foi preso em flagrante delito por crime previsto no Estatuto do Desarmamento e a ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil, para registro do fato e procedimentos cabíveis. Foram apresentados o seguinte material apreendido:  Quatro espingardas de fabricação artesanal; uma  espingarda calibre 12; duas redes de pesca (malha fina); duas tatuzeiras; uma  arapuca; um viveiro; uma pele de veado e cinco rádios de comunicação,

Os responsáveis pela criação e aprisionamento ilegal foram identificados e cada um, assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e responderão na Justiça Criminal por suas condutas praticadas contra o meio ambiente. Foram lavrados 03 (três) TCOs e promovida ação de conscientização e educação ambiental. A PRF atua na fiscalização ambiental do transporte de produtos e subprodutos florestais, da fauna, de agrotóxicos e de recursos minerais. Destacam-se no contexto do estado baiano, as ações relacionadas ao tráfico de animais silvestres tanto pelo fato da Bahia apresentar uma grande diversidade da fauna brasileira como pelo fato do estado ser a principal rota entre a região Sudeste e os demais estados do Nordeste.


Fonte: Jequié Repórter



Até 3 parcelas do FGTS podem ser antecipadas para conseguir empréstimo

 


A Caixa Econômica Federal (CEF) antecipou o pagamento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), na modalidade saque-aniversário, que entrou em vigor em 2020. Essa nova opção possibilita que o trabalhador consiga uma linha de empréstimo.

”O empréstimo consiste em uma antecipação do valor do saque disponibilizado no mês do seu aniversário. O saldo do FGTS é utilizado como garantia da operação, trazendo simplicidade e agilidade para a contratação”, informou a Caixa.

O que facilitará o trabalhador ter até três anos para pagar o crédito no valor mínimo de 2 mil. Pedro Guimarães, presidente da Caixa, disse que o dinheiro será liberado digitalmente, ou seja, o trabalhador não precisará ir a uma agência da CEF. Já a taxa de juros é bem atrativa (0,99% a.m.), entre os empréstimos para pessoas físicas. Foto Reprodução

Estado prorroga até 12 de outubro decreto que proíbe aulas e eventos na Bahia

 


O  decreto estadual nº 19.586, que venceria neste domingo (27), determinando a proibição das aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada e eventos com mais de 100 pessoas, ficará em vigor até o dia 12 de outubro.

 A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (26). O decreto proíbe as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros.


Batida frontal deixa um morto e feridos no extremo sul da Ba

 A pessoa que morreu era o motorista de um dos carros.




Uma pessoa morreu e ao menos três ficaram feridas durante uma batida frontal entre dois carros na BR-367, altura de Porto Seguro, cidade do extremo sul da Bahia, na madrugada deste sábado (26). A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Eunápolis.

A pessoa que morreu era o motorista de um dos carros. O corpo dele foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Porto Seguro.

Fonte: https://www.sulbahia1.com.br/noticia/7184/batida-frontal-deixa-um-morto-e-feridos-no-extremo-sul-da-ba



VALENÇA: PM apreende substâncias em interior de carro

 Em abordagem foram encontradas com o condutor as porções.



Três substâncias análogas a maconha foram apreendidas na Avenida Antônio Carlos Magalhães, no sábado (26), em Valença. 

De acordo com a 33ª CIPM, as guarnições PETO Alfa e da RP Valença encontravam-se em rondas, momento em que foi visualizado um veículo Ford Fiesta, branco, em atitude suspeita. 

Em abordagem foram encontradas com o condutor as porções.
Diante dos fatos as guarnições conduziram o condutor e as substâncias na Delegacia de Polícia de Valença.

Foto: 33ª CIPM

Fonte: Sul Bahia 1



ITAPIRACA: Acidente entre moto e carro deixa uma pessoa gravemente ferida

 As causas do acidente deverão ser apuradas pela polícia.


Um homem de 63 anos em estado grave foi socorrido pelo Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar até a capital baiana após se envolver em um acidente entre um carro e uma motocicleta na localidade de Cacha Pregos, na Ilha de Itaparica.

O fato ocorreu na tarde do sábado (26/9.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública  da Bahia (SSP-BA), a vítima foi encontrado pelos policiais na região da praia com  fratura no fêmur direito e trauma cranioencefálico grave, entre outros ferimentos. O homem foi foi estabilizado pelo PMs e embarcou na aeronave da militar com destino ao heliponto do Departamento de Polícia Técnica (DPT), em Salvador. 

Uma equipe do  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminhou a vítima para o Hospital Geral do Estado (HGE) logo após o pouso. O estado de saúde dele não foi divulgado. As causas do acidente deverão ser apuradas pela polícia.

Fonte: https://www.sulbahia1.com.br/noticia/7187/acidente-entre-moto-e-carro-deixa-uma-pessoa-gravemente-ferida-em-itaparica-

Prefeito e vice mortos: município baiano terá eleições indiretas

 O prefeito Dr. Celso Loula (PT) morreu na última terça-feira (23)



Os vereadores do município de João Dourado, no centro-norte da Bahia, têm uma tarefa atípica e importante: decidir quem será o prefeito a comandar a cidade até as eleições municipais em novembro. Isso porque o gestor eleito e seu vice estão mortos.

O prefeito Dr. Celso Loula (PT) morreu na última terça-feira (23), após uma arritmia cardíaca. O vice, Adriano Alves Nunes (PCdoB), morreu em 2017 após um acidente de trânsito.

Nesse caso, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Rita de Cássia Amaral, assumiria, mas ela é candidata à reeleição. Caso assumisse, se tornaria inelegível. Ela é viúva do vice-prefeito morto em 2017.

"Quem assume nos últimos 6 meses não pode assumir nenhum cargo. Caso a vacância tivesse ocorrido nos dois primeiros anos, seria eleição direta. Como foi nos dois últimos, é indireta", explica o advogado especialista em direito eleitoral Ademir Ismerim.

Fonte: Sul Bahia 1

sábado, 26 de setembro de 2020

Itabuna: Cachorrinha jogada de prédio sobrevive após queda ser amortecida por carro

 

Foto: Reprodução / ONG Bicharada

A cachorrinha jogada de um prédio em Itabuna, no Sul baiano, sobreviveu após ter a queda amortecida por um carro. É o que acreditam médicos veterinários que atenderam a cadela. Segundo a TV Santa Cruz, pessoas que estavam no local na hora do ocorrido contaram que o animal caiu primeiro no capô de um veículo e depois foi parar no chão. À emissora, o médico veterinário Georgetown Farias disse que não é tão comum um animal sobreviver depois de passar por um trauma como esse.
 
Ele acredita que o caso dela foi uma espécie de milagre. Mesmo com a queda, a cachorrinha não teve nenhum ferimento grave. Ainda segundo a emissora, o caso ocorreu no bairro Banco Raso na terça-feira (22). Moradores relataram que a cadelinha, que é vira-lata, foi arremessada de um apartamento pelo próprio dono. O acusado foi denunciado à polícia.
 
Aos agentes, ele teria dito que jogou o animal da janela após ter um surto, mas disse que se arrependeu. Um inquérito policial foi aberto para apurar o fato. Após a queda, a cachorra foi socorrida por um homem. Depois, ele levou o animal para atendimento com veterinários após ajuda da ONG Bicharada. A cadelinha foi internada por haver sinais que apontaram que ela poderia estar com dores causadas pelo impacto da queda. O animal teve alta na tarde de quarta-feira (23).

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/22736-itabuna-cachorrinha-jogada-de-predio-sobrevive-apos-queda-ser-amortecida-por-carro.html



Alta de insumos deve gerar onda de pedidos de reequilíbrio em contratos de obras públicas

 

Foto: Reprodução / Revista Cobertura

A escalada dos custos dos materiais de construção deve gerar uma onda de pedidos de reequilíbrio econômico-financeiro em contratos de obras públicas no país, atingindo as já combalidas finanças de municípios, estados e da União. Com dificuldades para obter determinados insumos, construtores alertam também para o risco de paralisação ou atraso em obras.

Os contratos de infraestrutura geralmente são reajustados por índices de inflação do setor, que estão bem acima da inflação oficial medida pelo IPCA. Ainda assim, empresários da construção dizem que materiais como aço, cimento e PVC, que têm grande peso no custo final, têm variado bem mais do que os índices conseguem captar.

"A pandemia nos trouxe várias surpresas e, dentre elas, um expressivo aumento nos preços de materiais de construção, que superam de longe o aumento médio da inflação", diz o presidente da Comissão de Infraestrutura da CBIC (Câmara Brasileira da Construção Civil), Carlos Eduardo Lima Jorge. "A consequência é o desequilíbrio econômico-financeiro dos contratos."

Entre janeiro e agosto, o índice de preços da construção civil medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) acumulava alta de 2,86%, quatro os 0,70% acumulados do IPCA no mesmo período. Bastante usado em reajustes de contratos do setor, o INCC (Índice Nacional de Preços da Construção Civil), medido pela FGV, subia 3,39% no ano.

A alta reflete a desvalorização do real ante o dólar e um desarranjo nas cadeias produtivas, que consumiram estoques enquanto as atividades estiveram paralisadas pelo isolamento social e hoje enfrentam demanda aquecida, tanto por grandes obras quanto para pequenos reparos impulsionados pela adoção do home office e pelo auxílio emergencial.

Empresários argumentam que os indicadores oficiais não refletem fielmente a disparada dos custos de insumos essenciais, já que consideram uma grande variedade de produtos e levam tempo para captar as variações. Alegam que aço e PVC, pro exemplo, já subiram mais de 30% em algumas regiões.

"Os índices de inflação refletem a variação média em todo o conjunto de insumos, mas estamos falando de um, dois ou três insumos específicos que tiveram altas absurdas", argumenta o advogado Fernando Vernalha, que representa construtores em processos sobre contratos da administração pública.

O processo de reequilíbrio econômico-financeiro consiste em reavaliar os custos da prestação do serviços para, em caso de alterações significativas nas condições previamente estabelecidas, definir um novo valor para o contrato. Os empresários defendem aumentos nos valores para cobrir a alta de custos.

Vernalha diz que a legislação coloca no contratante o risco de alterações inesperadas nas condições dos contratos. Ele frisa, porém, que a diversidade dos contratantes, que envolvem desde municípios pequenos a ministérios, e restrições impostas pelos órgãos de controle tornam mais difíceis as negociações.

"De um lado o gestor público fica pressionado pelos órgãos de controle. De outro o contratado fica pressionado pelo preço inexequível", diz Marcos Moura, da Construtora Metro, do Paraná. Sua empresa venceu em julho licitação para uma obra de saneamento, mas ele diz que elevações posteriores de preços já criam dificuldades para a execução.

O contrato nem foi assinado e a questão do reequilíbrio econômico-financeiro já é tema de negociações com o contratante. "O mercado está oscilando sempre para cima e a gente não tem perspectiva de quando isso vai para", afirma Moura.

O mercado avalia que os preços ficarão em novos patamares mesmo após a crise, como parte de um processo de recomposição de margens da indústria. Moura compara a situação atual com o período de choques inflacionários nos anos 1980 e 1990. "Com a estabilidade dos últimos anos, a gente conseguia ter previsões mais palpáveis de custo", diz.

A elevação dos preços dos materiais de construção entrou na mira do governo, que teme impactos da alta na recuperação da economia após o período mais duro da pandemia. Decisão semelhante já havia sido tomada com relação aos alimentos, que vêm pressionando o bolso principalmente da população de baixa renda.

Além do impacto para o consumidor, a elevação dos materiais de construção tem efeitos sobre os custos das obras públicas, seja pela simples correção pela elevada inflação do setor, seja pelos gastos adicionais com o reequilíbrio econômico-financeiro dos contatos.

O setor de construção defende o estabelecimento de métricas para a análise de equilíbrio econômico-financeiro nos contratos com a administração pública, que garantiriam mais segurança para o contratante e para o contratado.

Vernalha lembra que o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Trtansporte) já criou as suas, depois que a alta no preço do asfalto levou construtoras à Justiça em 2018. Ele admite, porém, que no caso atual a situação é mais complicada porque envolve diversas esferas administrativas.

"A situação hoje não é confortável para contratantes nem para contratados", diz Moura. "Não dá para iniciar uma obra sem saber o valor final dela. É um como um voo no escuro."


Feira: Cidade registra mais 4 óbitos por Covid-19; Tomba é bairro com maior n° de casos

 

Foto: Divulgação / prefeitura de Feira de Santana

Mais quatro óbitos decorrentes da Covid-19 foram registrados em Feira de Santana nesta sexta-feira (25). As vítimas foram duas mulheres, de 57 e 58 anos, e duas idosas, de 61 e 85 anos. Com as perdas, o município já tem 203 óbitos pela doença. Segundo informações da divisão epidemiológica da secretaria de saúde municipal, o bairro do Tomba é a localidade com maior número de casos confirmados de novo coronavírus. São 617 casos de Covid-19.

Em segundo lugar vem o bairro SIM, com 594 testes positivos da doença, e em terceiro, Mangabeira, com 418. O quarto é Campo Limpo, com 368, e o quinto é Brasília, com 346. A relação dos dez bairros com mais casos de coronavírus ainda tem Papagaio (334), Parque Ipê e Santa Mônica (321), Jardim Cruzeiro (291)e o Conjunto Feira 10 (286). Ao todo, o município acumula 10.073 casos confirmados do vírus. 

Fonte: Bahia Notícias





Vale título mundial! Adriana Araújo finaliza treinos em Salvador e embarca para Londres

 

Foto: Reprodução/ Instagram @adriana_araujoboxe

Invicta na carreira profissional de boxe, a pugilista Adriana Araújo finalizou na última sexta-feira (25) os treinos em Salvador, visando o duelo contra a britânica Chantelle Cameron, no dia 4 de outubro, em Londres. A luta vale o título mundial do WBC- Conselho Mundial de Boxe das super leves. A baiana embarca neste sábado (26) para a Inglaterra.

''Os treinos foram muito bem feitos e bem intensos aqui na Bahia. Vamos para Londres para fazer aclimatação e os últimos ajustes para a luta contra a Chantelle Cameron. É lá, no mesmo país, que vou escrever mais um capítulo histórico do boxe brasileiro'', disse Adriana Araújo, que é treinada pelo experiente Luiz Dórea.

 Adriana Araújo tem 38 anos e é a única atleta a obter medalha olímpica no boxe feminino. Ele faturou o bronze nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Desde que saiu do amador, a soteropolitana tem seis vitórias em seis lutas disputadas, todas em edições do Boxing For You.

Em fevereiro, Adriana conquistou o mundial silver do WBC ao vencer a venezuelana Estheliz Hernandez. 



Mulheres negras defendem diversidade para Prefeitura do Rio

 

Foto: Flavia Belchior / Alerj

Foram necessário 28 anos para que a hoje deputada federal Benedita da Silva (PT), 78, ganhasse a companhia de mais uma "mulher, negra e favelada", como ela se apresentou na eleição de 1992, na corrida pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

A cidade terá três mulheres negras como candidatas ao principal cargo da cidade. As duas principais, cujos partidos ensaiaram uma aliança, ressaltam as diferenças de seus projetos e defendem a diversidade da presença feminina negra na disputa.

A deputada estadual Renata Souza (PSOL), nascida e criada no Complexo da Maré, afirma que a presença dela, de Benedita e de Suêd Haidar (PMB) na disputa amplia a participação da mulher negra na política.

"Nós temos formas de ação política que são diferentes. Há uma tentativa de homogeneizar esse lugar: 'Mulher, preta e favelada é tudo igual'. Não é assim. Somos diversas, o que não somos é dispersas. A Benedita está num partido que fez escolhas que meu partido não fez", diz Renata.

Para ela, disputar a prefeitura permite que pessoas de seu gênero e raça possam se posicionar sobre temas para além da pauta identitária.

"Nós, mulheres negras, não somos procuradas para falar sobre temas estruturantes, mas apenas sobre o tema identitário. Isso invisibiliza as mulheres na política. Invisibilizou a Marielle [Franco, vereadora assassinada]. Se ela fosse uma política visível, ela não seria cogitada como um alvo fácil", acrescenta ela, que foi chefe de gabinete da vereadora morta em 2018.

Benedita ocupou esse espaço nas eleições de 1992 e 2000. Na primeira, perdeu por 104 mil votos no segundo turno para Cesar Maia (então no PMDB, hoje no DEM). Na segunda, perdeu a vaga para Maia no segundo turno por 13 mil votos.

Em 1998, ela também foi eleita vice-governadora na chapa de Anthony Garotinho (à época no PDT) e acabou assumindo o Palácio Guanabara por nove meses em 2002, quando o titular foi disputar a Presidência. Ela foi derrotada na tentativa de reeleição.

A petista afirma que, em sua primeira candidatura, sua identificação com a favela foi muito mais explorada do que o fato de ser negra.

"Naquela época a identificação foi da negritude, mas muito mais das comunidades. Era a primeira vez que saía um candidato de lá [da favela]", afirma Benedita, que terá como candidata a vice a deputada Enfermeira Rejane (PC do B), também negra.

"O mito da democracia racial estava muito mais presente na década de 1990. Agora, não. O mundo não é mais o mesmo", diz a petista.

Para ela, ter a companhia de outras duas mulheres negras na disputa é resultado da militância da qual participa há quatro décadas. Benedita também afirma defender a importância da diversidade de candidaturas do grupo.

"Lógico que nós, mulheres negras, temos nos articulado para ocupar os espaços. E cada uma de nós tem sua especificidade. Cada uma tem seus acúmulos, seus projetos", diz.

A cientista política Soraia Vieira, da UFF (Universidade Federal Fluminense), afirma que a presença de negras na política carioca ganhou força após a morte de Marielle.

"Marielle Franco foi um marco nesse debate. O assassinato dela tornou essa causa ainda mais visível. Existe uma visibilização maior de mulheres candidatas e na arena política. Esse é um debate antigo que ganhou força agora", diz.

Ela aponta os partidos de esquerda, como PT e PSOL, como mais permeáveis a essas candidaturas majoritárias.

"Outro partidos de centro, centro-direita, têm suas organizações negras. Mas os partidos de esquerda têm uma proximidade mais marcante com movimentos sociais e de visibilidade desses grupos", diz.

Suêd Haidar destoa do perfil. Ela terá como candidata a vice-prefeita Jéssica Natalino, filha do ex-deputado Natalino Guimarães, condenado por envolvimento com milícias no Rio de Janeiro. Procurada, ela não retornou às ligações da reportagem.

A presença das mulheres negras ocorre no mesmo ano em que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu que os partidos teriam que dividir as verbas e a propaganda na proporção dos candidatos negros e brancos que lançarem.

Por meio de decisão liminar, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski determinou a aplicação já na disputa para o pleito deste ano.

A tendência é que o despacho de Lewandowski seja confirmado. O ministro incluiu o processo para ser julgado no plenário virtual que começou nesta sexta (25) e acaba em 2 de outubro.

"Não podemos deixar que essas pautas se esvaziem apenas por uma representatividade, sem que se paute o debate", diz Renata. A candidata do PSOL vê uma diferença geracional entre ela e Benedita.

"Tem uma diferença da minha geração para a da Benedita que é enfiar o dedo na ferida de maneira mais combativa e consistente", afirma. "É importante reconhecer o papel da Benedita, mas sou de uma geração que tem pressa, tem emergência da possibilidade de mudança e transformação social." IN





Campanha nas ruas começa no domingo (27).

 Registro das candidaturas termina deste sábado (26)


O prazo para partidos apresentarem o pedido de registro das candidaturas nas eleições de 2020 termina às 19h deste sábado (26). No dia seguinte, domingo (27), começa o período da campanha eleitoral nas ruas. Até as 20h24 de sexta-feira (25), havia 443 mil candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador já registrados, segundo a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As datas foram definidas pelo TSE. Veja exemplos do que passa a ser permitido aos candidatos a partir de domingo:

realizar comícios;

carreatas;

distribuir material gráfico;

fazer propaganda na internet.

9 de outubro: início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV

27 de outubro: prazo para partidos políticos, coligações e candidatos divulgarem relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados;

15 de novembro: primeiro turno da eleição;

29 de novembro: segundo turno da eleição;

Até 15 de dezembro: data-limite para o encaminhamento à Justiça Eleitoral do conjunto das prestações de contas de campanha dos candidatos e dos partidos políticos, relativamente ao primeiro turno e, onde houver, ao segundo turno das eleições;

Até 18 de dezembro: será realizada a diplomação dos candidatos eleitos em todo país, salvo nos casos em que as eleições ainda não tiverem sido realizadas.

O horário eleitoral na televisão e no rádio começa no dia 9 de outubro e vai até 12 de novembro.

Calendário eleitoral

26 de setembro: prazo para registro das candidaturas;

a partir de 26 de setembro: prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e representação das emissoras de rádio e TV para elaborarem plano de mídia;

Grave acidente envolvendo motocicleta e veículo deixa duas vítimas fatais

 



Foto: Marcos Frahm

Uma colisão frontal envolvendo um carro de passeio e uma motocicleta deixou os condutores dos veículos mortos na noite desta sexta-feira (25), na Rodovia BA-250, no trecho entre o Entroncamento de Jaguaquara e a cidade de Itiruçu.

O acidente ocorreu por volta das 19h, quando o automóvel VW/Golf verde de placa GWA-9517 se chocou com a moto Honda Titam vermelha de placa PJY-0741. Com o impacto da colisão, o condutor da moto não resistiu e foi a óbito no local. Ele foi identificado como Sérgio Oliveira Simplício, morador do povoado do Peixe, no município de Maracás, e segundo informações  seguia para o trabalho, num posto de combustíveis às margens da BR-116, onde atuava como caixa.

O motorista do Golf, Lucas Silva Nascimento, morador do distrito Stela/Jaguaquara, também não resistiu e morreu preso às ferragens do veículo, que parou num barranco distante cerca de 50 metros do local da batida. No carro, estavam outras duas pessoas com a vítima, mas sofreram apenas escoriações. Uma mulher foi socorrida ao Hospital de Itiruçu.

Populares no local relatavam que o carro tentava uma ultrapassagem e que teria provocado o desastre, mas as causas serão apuradas pela Delegacia Territorial de Jaguaquara, para onde foram removidos os veículos envolvidos. Informações: Blog Marcos Frahm

Bahia registra 1.810 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

 



Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.810 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 1.899 curados (+0,7%). Dos 303.058 casos confirmados desde o início da pandemia, 289.385 já são considerados curados e 7.170 encontram-se ativos . A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 600.739 casos descartados e 74.412 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira.



Criança que estava desaparecida em Jequié é encontrada pela polícia civil

 


A polícia civil da 9º Coorpin em Jequié, tomou conhecimento do desaparecimento de uma criança no município e saiu em diligência. No final da tarde de ontem, o menor foi encontrado com uma pessoa de iniciais G.R.S, em uma carroça andando pela cidade. A criança foi entregue a sua mãe e o adulto que estava com ela, foi conduzido a delegacia, para prestar esclarecimentos. Informações e Foto: 9º Coorpin Jequié.



sábado, 19 de setembro de 2020

Ministério da Saúde lança guia para retomada das aulas presenciais

 A divulgação aconteceu durante entrevista coletiva.



O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira um guia destinado à retomada das atividades presenciais nas escolas do país. O documento de 16 páginas orienta as escolas a medir a temperatura de alunos e profissionais sempre que chegarem às escolas e o uso de máscaras dentro das unidades de ensino. A divulgação aconteceu durante entrevista coletiva.

O lançamento do guia acontece em meio às iniciativas em diversos estados para a retomada das aulas presenciais tanto na rede pública quanto privada de ensino. Em alguns estados como São Paulo, sindicatos de docentes se manifestaram de forma contrária ao reinício das aulas presenciais sob o argumento de que não haveria segurança sanitária para a retomada e que isso poderia colocar professores e alunos em risco.

O secretário de Atenção Primária do ministério, Raphael Câmara, ressaltou que o guia é uma orientação dada aos gestores locais, não é obrigatório e que a retomada das aulas é resultado de uma decisão de estados e municípios.

O guia lançado pelo Ministério da Saúde prevê ainda que as escolas organizem as salas de aula de forma a que os alunos fiquem a uma distância mínima de um metro um do outro. Essa distância também deverá ser respeitada fora da sala de aula. O guia recomenda a não utilização de atividades em ambientes comuns como bibliotecas e laboratórios

O governo anunciou que liberou R$ 454 milhões para a retomada das aulas. Parte desse dinheiro deverá ser utilizada para a compra equipamentos e produtos como álcool em gel.   


Governo brasileiro confirma intenção de aderir à Covax

 


Após tratativas com a Aliança GAVI, o governo brasileiro confirmou a intenção de aderir à Covax Facility. A iniciativa inédita, co-liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visa impulsionar o desenvolvimento de vacinas para combater a pandemia de covid-19 e ajudar na produção e distribuição dos medicamentos mais eficazes assim que disponíveis. 

Por meio de nota, a Secretaria Especial de Comunicação Social, do Ministério das Comunicações, disse que o Ministério da Saúde tem atuado em diversas frentes para alcançar com agilidade e segurança uma solução efetiva para a cura da covid-19. Reiterou ainda, que a aquisição de uma vacina segura e eficaz é prioridade do governo federal.
 
Mais de 170 países aderiram ao programa de vacinas contra covid-19
 
Em um vídeo pré-gravado para um webinar sobre o Covax, Tedros Adhanom Ghebreysus, diretor geral da OMS disse que ontem (17) que mais de 170 países aderiram à iniciativa.

“Mais de 170 países aderiram à Covax, ganhando acesso garantido ao maior portfólio mundial de vacinas candidatas”, informou. Reuters*


WENCESLAU GUIMARÃES: Caminhão é roubado durante a madrugada; vídeo

 Um roubo de caminhão foi registrado em Wenceslau Guimarães, na madrugada deste sábado (19).

Foto ilustrativa

Um roubo de caminhão foi registrado em Wenceslau Guimarães, na madrugada deste sábado (19).

O crime ocorreu no  centro  da cidade, um vídeo mostra o momento em que um homem furta um Ford/F1000 modelo 1986, cor cinza e placa Mercosul JLC-6E98, na Av. Osvaldo Souza.

Na imagem da câmera de segurança é possível ver o momento em que o homem vai até o local por volta das 02h46, entra no veículo e, em seguida, as 02h47 sai dirigindo o caminhão.

Fonte: Sul Bahia 1




sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Carlos Bolsonaro diz à PF não usar robôs e admite uso de rede social do pai presidente

 

Foto: Agência Brasil

Em depoimento à Polícia Federal no inquérito que investiga atos antidemocráticos, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) disse que não é “covarde ou canalha a ponto de utilizar robôs e omitir essa informação". A reportagem teve acesso ao depoimento, prestado no dia 10.

 
Conhecido como filho 02, o vereador admitiu ainda relação com contas pessoais do pai, o presidente Jair Bolsonaro, nas redes sociais. Questionado pela PF, ele disse que não participa da política de comunicação do governo federal e que "tem relação apenas com divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelo governo federal nas contas pessoais do declarante e do seu pai". O vereador admitiu ainda relações com um dos integrantes do “gabinete do ódio”, mas apenas para pedir informações.
 

Carlos prestou depoimento na Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o filho 03, também será ouvido pelos investigadores. A oitiva está prevista para a terça-feira (22). O interrogatório foi realizado pela delegada Denisse Dias Rosas Ribeiro, encarregada de conduzir as investigações do inquérito que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal), a pedido da PGR (Procuradoria Geral da República).

 No início da oitiva, Carlos foi informado do seu direito de permanecer calado e de não responder a perguntas ou de responder a algumas e se calar em outras. O vereador não se furtou a responder aos questionamentos. O vereador foi perguntado sobre a utilização de robôs para impulsionamento de informações em redes sociais envolvendo memes ou trabalhos desenvolvidos pelo governo federal. Ele então respondeu "jamais fui covarde ou canalha a ponto de utilizar robôs e omitir essa informação".
 

O inquérito em questão foi aberto em 21 de abril pelo ministro Alexandre de Moraes e mira integrantes da militância bolsonarista que participaram de manifestações com pautas favoráveis ao AI-5 e ao fechamento do Congresso e do STF. Moraes já determinou mandados de busca e apreensão, quebra do sigilo bancário e outras diligências contra dez deputados federais, um senador e diversos outros apoiadores do chefe do Executivo.

 

A PF perguntou sobre a relação de Carlos com Fábio Wajngarten, secretário-executivo do Ministério das Comunicações. O vereador disse que o conhece, mas não tem relação profissional ou pessoal com ele.Afirmou que Wajngarten “encaminha de forma habitual prévias de possíveis manchetes do dia seguinte nos meios de comunicação”. O filho 02 foi questionado sobre sua eventual ligação com assessores da Presidência da República apontados como integrantes do chamado "gabinete do ódio".

 

O grupo, tutelado por Carlos, é responsável por parte da estratégia digital bolsonarista. A existência do gabinete foi revelada pelo jornal Folha de S.Paulo no dia 19 de setembro do ano passado. O jornal mostrou que o bunker ideológico está instalado numa sala no terceiro andar do Palácio do Planalto, a poucos passos do gabinete presidencial.?

 

Ele disse que mantém contato com José Matheus Salles Gomes , um desses assessores, “em razão de solicitações realizadas pelo declarante [Carlos] no tocante a fornecimento de informações relacionadas aos trabalhos desenvolvidos pelo governo federal”. E que usa as informações para “divulgação nas suas redes sociais, uma vez que as redes sociais do declarante tem alcance maior do que de muitos órgãos do governo federal”.

 

Explicou que conheceu José Matheus por volta de 2010 ao saber de uma página mantida por ele no Facebook denominada “Bolsonaro Zueiro”, na qual eram divulgados memes relacionados ao seu pai, que despertavam interesse dos usuários. Além de José Matheus, a polícia quis saber sobre a relação do vereador com Tércio Tomaz Arnaud, outro assessor da Presidência suspeito de participar do chamado “gabinete do ódio”.

 

Ele respondeu que foi apresentado a Tércio Arnaud pelo próprio pai em 2017, em razão do conhecimento do assessor da Presidência em redes sociais e que, posteriormente, ele foi lotado em seu gabinete na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. A delegada Denisse Ribeiro perguntou ao vereador sobre seu conhecimento em relação às informações constantes de recente relatório divulgado pelo Facebook, elaborado pela organização Atlantic Council.

 

A empresa afirmou que removeu uma rede com 73 contas ligadas a integrantes do gabinete do presidente Jair Bolsonaro, seus filhos e aliados. Parte delas promovia propagação de ódio e ataques políticos. O Facebook e o Instagram identificaram páginas e contas com conteúdo de ataques a adversários políticos feitos por Tércio.
 
Carlos disse que desconhece tal relatório, porém tem ideia do assunto por meio da mídia e redes sociais. A respeito de perfis falsos para a divulgação de determinados conteúdos, ele respondeu “que tem conhecimento a respeito do tema em razão de divulgações realizadas pela deputada federal Joice Hasselmann com a utilização de assessores para atacar adversários políticos tais com a [deputada federal] Bia Kicis e o declarante [Carlos]”.
 

Em abril, a Folha de S.Paulo revelou que a PF investigava a atuação de Carlos no esquema das fakenews, em inquérito sobre notícias falsas que tramita no STF e que também é relatado por Moraes. Sobre um terceiro assessor da Presidência apontado como integrante do “gabinete do ódio”, Carlos disse que tem ciência de Mateus Matos Diniz em relação com a assessoria da Presidência e que o conheceu por intermédio de José Matheus durante uma viagem pessoal.

 
Carlos negou qualquer relação com a criação ou divulgação de conteúdo caráter antidemocrático. Disse que não conhece Sara Giromini, conhecida como Sara Winter e apontada como líder do grupo de extrema-direita 300 do Brasil, e o jornalista Oswaldo Eustáquio, apoiador do presidente Bolsonaro. Entre outras pessoas, Sara e Oswaldo foram presos por ordem do ministro Alexandre de Moraes no inquérito dos atos democráticos após uma série de manifestações na Esplanada dos Ministérios, com ataques verbais a integrantes do STF e do Congresso Nacional.