CLICK NA IMAGEM E SAIBA MAIS

Salão Beleza e Vida

Salão Beleza e Vida

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Após medalhas em Tóquio, parlamentares propõem honrarias para premiar baianos

 


Fotos: Wander Roberto, Miriam Jeske e Jonne Roriz / COB

Após a campanha histórica nos Jogos Olímpicos de Tóquio, os atletas medalhistas baianos podem ser agraciados com honrarias nos Legislativos da Bahia e de Salvador. 

 

Na quarta-feira (11), o vereador Alberto Braga (Republicanos) protocolou na Câmara Municipal de Salvador um projeto para conceder ao pugilista Hebert Conceição, ouro na Olimpíada, a Medalha Thomé de Souza, maior honraria da capital baiana.

 

Na justificativa, Braga afirmou que Hebert merece o prêmio por ter “levado o nome da nossa Salvador ao mais alto pódio do esporte”. Ao Bahia Notícias, a chefia de gabinete do parlamentar indicou que, internamente, é discutida a possibilidade da concessão da medalha a Ana Marcela Cunha, ouro na maratona aquática – ela se tornou a primeira mulher baiana a subir no mais alto lugar do pódio olímpico – e Bia Ferreira, prata no boxe. 

 

Lembrando que, neste caso, a honraria seria para os atletas soteropolitanos. Os outros medalhistas, Isaquias Queiroz (canoagem) e Daniel Alvez (futebol), nasceram, respectivamente, em Ubaitaba e Juazeiro.

 

CRIAÇÃO DE PREMIAÇÃO
Com o gancho dos medalhistas baianos, outro vereador, Maurício Trindade (MDB), protocolou na última terça-feira (10) uma resolução para criar a Medalha do Mérito Esportivo da Bahia, com objetivo de criar, na Casa, uma premiação para premiar baianos que se destacam em competições internacionais.

 

“A Câmara vai dar a todos os atletas que sejam campeões mundiais e olímpicos, tanto os que já foram, quanto os que vierem pela frente. Aos pouquinhos, vamos oferecendo esse prêmio”, explicou trindade, ao BN.

 

“A gente pediu votação de emergência, até para aproveitar o pós-Olimpíada. Esperamos que isso seja votado com urgência”, acrescentou.

 

Já na Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA), o presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), propôs um projeto para criar a Comenda do Mérito Esportivo da Bahia. “Vamos premiar, anualmente, através de decisão dos 63 deputados, um atleta baiano que se destaque nos esportes da Bahia. Excepcionalmente, todos os premiados em Olimpíadas e Campeonatos Mundiais também serão laureados. Nesta primeira edição da Comenda do Mérito Esportivo da Bahia serão homenageados os campeões olímpicos Ana Marcela, da maratona aquática; Herbert Conceição e Beatriz Ferreira do boxe; Daniel Alves, do futebol; e Isaquias Queiroz, da canoagem”, anunciou, por meio de nota enviada à imprensa.

Segundo o site Bahia Notícias, Adolfo indicou que, nas próximas semanas, deve haver reunião com os líderes da Casa para discutir a tramitação do texto, que ainda não tem previsão para ser votado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário