O governador Rui Costa anunciou na quinta-feira (25) que iria decretar uma espécie de ‘lockdown’ no fim de semana nos 417 municípios baianos, como forma de diminuir a transmissão do novo coronavírus no estado.
Inicialmente foi informado que a medida valeria apenas para 381 municípios, informação corrigida em seguida pelo próprio governador.
O fechamento das atividades não essenciais começará a partir das 17h desta sexta-feira (26) e irá até às 5h da próxima segunda (1º).
Com isso, a circulação de pessoas fica permitida para compra de alimentos, transporte de doentes ou realização de serviços de segurança.
Às 17h, deverá ser fechado ao comércio de rua; às 18h, bares e restaurantes; e às 20h os shoppings.
Segundo Rui Costa, esta divisão foi feita como forma de evitar sobrecarga no transporte público, o que geraria aglomerações. Quase um ano depois que o primeiro caso de covid-19 foi confirmado na Bahia, o estado passa por mais um momento difícil na pandemia, com o sistema de saúde muito pressionado, conforme destacou Rui Costa.
O que pode funcionar:
Estarão abertos apenas estabelecimentos que vendam itens considerados essenciais, como remédios e alimentos. Os deliverys também funcionarão até 0h. A única restrição será a venda de bebidas alcóolicas, que estará proibida até mesmo nos supermercados.
O que não pode
Qualquer serviço não-essencial será fechado a partir de sexta. Comércio de rua será fechado às 17, seguido por bares e restaurantes que fecharão as portas 18h. Já os shoppings encerrarão às 20h. Eles só reabrirão na segunda-feira (1º). Práticas esportivas coletivas também estarão proibidas, assim como qualquer evento religioso ou festas. Estão proibidas aglomerações de qualquer natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário